Boletim epidemiológico emitido pela Secretaria Municipal de Saúde trouxe o registro do primeiro óbito por Covid-19 em Uberaba em 2025. A vítima é do sexto feminino, de 89 anos, estava em hospital particular, com internação de um dia e tinha comorbidades.
Com essa, o total de mortes pela doença na cidade, desde o início da pandemia, é de 1.706. Ainda de acordo com o boletim da Saúde, a taxa de transmissão semanal está em 0,95. Vale ponderar que o índice acende alerta quando está acima de 1.
O óbito é registrado em meio à denúncia de testes vencendo em janeiro. Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, entre os dias 12 e 18 de janeiro, foram testadas 189 pessoas, dos quais 52 foram positivo para Covid-19. Além dessas, 144 pessoas não foram testadas, apesar do quadro de síndrome gripal.
Ao todo, temos 130.891 casos confirmados de Covid-19 em Uberaba, desde o início da pandemia, sendo 129.120 recuperados. Atualmente, são 65 casos ativos, sendo que 63 foram confirmados nesta semana.
Em todo o Brasil, 16.504 casos de Covid-19 foram notificados até o dia 4 de janeiro. Por enquanto, existem 63 óbitos causados pelo vírus reportados no Brasil.
Dados da rede de saúde da Dasa e do Instituto Todos pela Saúde mostram um aumento na taxa de positividade para Covid-19 na primeira semana de 2025 em todo o Brasil.
Os números vêm aumentando há pelo menos cinco semanas e podem ter relação com o surgimento de novas variantes e com as viagens e aglomerações em decorrência das comemorações de final de ano.
De acordo com a Dasa, em São Paulo e no Rio de Janeiro, 17% e 15% dos exames têm apresentado resultados positivos, respectivamente (para fins comparativos, o comum ao longo do ano é por volta de 5%). Já o monitoramento do Todos Pela Saúde aponta uma média de 20% de positividade em todo o território nacional.