Hely Tarqüínio nasceu e se formou em Uberaba, mas tem atuação política na região de Patos de Minas, no Alto Paranaíba (Foto/Reprodução)
Com a deputada Macaé Evaristo (PT) licenciada para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, Hely Tarqüínio (PV) foi convocado na última semana e será empossado na terça-feira (17) para ocupar cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Natural de Uberaba, Tarqüínio teve 38.960 votos na eleição passada e ficou como primeiro suplente da coligação formada entre o PT, PCdoB e PV.
O suplente agora voltará para o oitavo mandato parlamentar. Com 84 anos idade, ele será o mais velho membro da Casa e, também, o com mais tempo na Assembleia Legislativa.
Tarqüínio ingressou no Parlamento mineiro em 1991, permanecendo por mais dois mandatos, até 2003. Em 2007, voltou a conquistar uma cadeira na Assembleia, onde permaneceu até 2022.
O parlamentar se formou pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro em 1966, mas, posteriormente, concentrou sua atuação profissional e política na região de Patos de Minas. Ele também foi secretário-adjunto de Estado de Saúde na primeira gestão de Aécio Neves (2003-2006).
Macaé Evaristo se despediu na terça-feira (10) do plenário da Assembleia Legislativa, após convite para compor a equipe de ministros do governo Lula. A convocação do suplente foi formalizada no dia seguinte, com publicação no Diário do Legislativo.