(Foto/Divulgação/Reprodução)
Integrante do secretariado de Romeu Zema desde o primeiro mandato, o uberabense Gustavo Barbosa teve exoneração oficializada nesta terça-feira (27) do comando da Fazenda, mas não deixará a equipe do governo mineiro. O profissional foi reconduzido para nova função no gabinete do vice-governador Mateus Simões (Novo). A nomeação já foi feita no Diário Oficial de Minas Gerais.
A troca na Secretaria de Fazenda já era esperada desde a semana passada. O desligamento do cargo do comando da pasta ocorreu a pedido. Ele foi nomeado para atuar como assessor do governador e do vice para assuntos estratégicos.
Na nova função de chefe da Assessoria Especial do vice-governador, Barbosa teria atribuições mais leves do que as que acumula como secretário de Fazenda. No entanto, a ideia é que o uberabense continue contribuindo com as discussões da viabilidade da proposta do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD), para a dívida de Minas Gerais com a União, já que, até então, estava à frente da interlocução com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Em nota, o governador agradeceu a Barbosa pela dedicação no comando da Secretaria de Fazenda e os esforços para colocar em dia o pagamento dos salários dos servidores. “Ele foi um dos primeiros secretários a serem convidados e confirmados. Aceitou um desafio muito complicado, de iniciar o reequilíbrio das contas públicas em um momento crítico de Minas Gerais, e demonstrou que, com seriedade e trabalho incansável, é possível fazer uma gestão mais eficiente dos recursos”, ressaltou o governador.
Segundo as informações do governo mineiro, o atual adjunto da Secretaria de Estado de Fazenda, Luiz Claudio Gomes, assumirá o comando da pasta no momento.