Muniz já fazia parte da equipe de transição instituída no fim do ano passado e estava atuando no grupo técnico da área de Infraestrutura
Muniz já tinha atuado na área e ocupou a Subchefia Adjunta de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República (Foto/Reprodução)
Nomeação do uberabense Maurício Muniz para integrar a equipe da Casa Civil foi oficializada esta semana no Diário Oficial da União. Assinado pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin (PSB), o decreto formaliza Muniz para exercer o cargo de subchefe da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil.
Muniz já fazia parte da equipe de transição instituída no fim do ano passado e estava atuando no grupo técnico da área de Infraestrutura.
A secretaria encabeçada pelo uberabense será responsável por desenvolver o plano de investimentos do Executivo e gerenciar metas prioritárias do governo. No primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Muniz já tinha atuado na área e ocupou a Subchefia Adjunta de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República.
Além disso, o uberabense exerceu o cargo de secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e foi nomeado para a Secretaria Nacional dos Portos durante a gestão de Dilma Rousseff (PT).
Outro nome da região que foi confirmado na última semana para integrar a equipe do governo federal é do professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, Nilton Pereira Júnior. Ele foi nomeado diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência, órgão vinculado à Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde.
O departamento atua diretamente na gestão hospitalar. O órgão é responsável por formular e coordenar políticas e programas de atenção hospitalar e domiciliar e tem atribuição de atuar em catástrofes e pandemias. Além disso, é responsável pelo gerenciamento do atendimento nos serviços de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS).
Dentre os principais objetivos de Nilton no Ministério da Saúde está ajudar na reconstrução e qualificação da Política Nacional de Atenção Hospitalar e do Programa de Certificação dos Hospitais de Ensino. Outra atribuição do médico é promover a articulação dos hospitais universitários federais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o SUS, ampliar a rede de urgência e emergência composta pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e qualificar os serviços de atenção domiciliar em todo o país.
Nilton Pereira Júnior é médico sanitarista graduado pela UFU e já atuou no Ministério da Saúde durante a gestão Dilma, quando ocupou o cargo de diretor de programas da Secretaria Executiva.