POLÍTICA

Uberabense propõe extinção do Senado

Proposta de extinguir o Senado Federal do país, baseada na difusão do monocamerismo, parte de Uberaba

Publicado em 11/08/2010 às 23:38Atualizado em 20/12/2022 às 04:55
Compartilhar

Proposta de extinguir o Senado Federal do país, baseada na difusão do monocamerismo, parte de Uberaba e, de forma paulatina, começa a fomentar o debate em âmbito nacional. Iniciativa é policial militar reformado que também integra o Grupo dos Sete (G-7), coronel Heli Araújo da Silveira.

Em texto enxuto já distribuído a 150 instituições brasileiras, ele bate pesado naquela Casa de Leis, justificando ser o Senado “palco de um festival de incompetência, imoralidade, nepotismo e excesso de gastos aliados à prestação de serviço questionável”.

Ainda segundo o argumento, cerca de 1/3 dos parlamentares está envolvido em inquéritos ou denúncias de corrupção. Avançando na análise, o militar reformado enfatiza que o Senado tem emperrado a tramitação de leis de interesse da Nação.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, Heli Araújo disse estar alicerçado em propostas internacionais sobre o assunto, diante da existência de 133 países adotantes do monocamerismo, ou seja, apenas a Câmara Federal. Como exemplo citou a Noruega, que, segundo ele, detém o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Sintetiza a proposta ser o Legislativo essencial ao processo democrático brasileiro, mas o Senado é dispensável.  Uma Câmara, em seu entender, traduz economia, é mais progressista, democrática e capaz de aferir maior representatividade.

Ao finalizar a mensagem, o integrante do G-7, que ainda não se posicionou oficialmente sobre sua iniciativa, afirma que a extinção do Senado não traduzirá a “salvação” da crise política brasileira. Defende a reforma política e distribuição do orçamento milionário do Senado para corrigir as desigualdades sociais.

Inspirado na Câmara dos Lordes da Inglaterra, o Senado brasileiro foi criado em 1824 e tem atualmente 81 parlamentares, cuja atribuição é fiscalizar as ações do presidente, vice e dos ministros de Estado, também elaborando leis de interesse da Nação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por