Unidade de Saúde do Rio de Janeiro é a nona a realizar atendimento de usuários até as 22h (Foto/Divulgação)
Prefeitura anuncia início de atendimento noturno em mais uma unidade básica de saúde. O expediente será ampliado na UBS do Rio de Janeiro a partir desta quinta-feira (1º de agosto). Com isso, Uberaba passa a ter nove postinhos de saúde abertos até 22 horas.
Conforme a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, a UBS Rio de Janeiro foi selecionada para funcionar no período noturno devido à localização do bairro e à quantidade de usuários atendidos no local. A unidade abriga três equipes de Atenção Básica, aptas a atender uma população estimada de 12 mil pessoas.
A titular da pasta explicou que as famílias do Rio de Janeiro encontram mais dificuldade de deslocamento para outras unidades, por se tratar de um bairro mais distante e com demanda para atendimento noturno.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ações estão em andamento para estender o horário de mais unidades em 2024, porém, no momento, não há nenhuma definição de quantas poderiam passar a funcionar no período noturno ainda este ano e nem dos bairros a serem contemplados.
O funcionamento noturno das unidades básicas foi um projeto lançado na gestão do ex-prefeito Paulo Piau (MDB), com abertura de seis postinhos até as 22 horas. Na campanha eleitoral em 2020, a prefeita Elisa Araújo prometeu ampliar o horário de atendimento no restante da rede. Até agora, com a unidade do Rio de Janeiro, três UBSs passaram a ter o expediente à noite na atual gestão.
As nove unidades com atendimento em horário ampliado são: UBS Dr. João Francisco Naves Junqueira (Rio de Janeiro); UMS Maria Tereza de Freitas (bairro de Lourdes); USF Dr. Romes Cecílio (Morumbi); UMS Professor Aluízio Prata (Elza Amui); UMS Nossa Senhora da Abadia (Abadia); UMS Valdemar Hial Júnior (Fabrício); UMS Álvaro Guaritá (Valim de Melo); UMS Roberto Árabe Abdanur (Mercês) e UMS Ézio de Martino (Boa Vista).