Obras de 24 salas, dois laboratórios e um galpão já tiveram início no campus da Univerdecidade em Uberaba (Foto/Divulgação)
Após anunciar a recomposição orçamentária, com liberação de recursos do governo federal, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) informou o início das obras de construção de salas de aula, de informática e laboratórios. São obras para os campi de Uberaba e Iturama, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O governo federal investiu 30 milhões em obras na UFTM, para a construção de 24 salas de aula, dois laboratórios de informática e um galpão, o qual abrigará laboratórios para aulas práticas do curso de Engenharia Mecânica, em Uberaba. Já em Iturama, a construção inclui um galpão na Fazenda Escola, onde funcionarão o almoxarifado e o depósito de equipamentos agrícolas, e a ampliação dos Edifícios 4 e 5, permitindo uma estrutura adequada para atividades de ensino, pesquisa e extensão.
De acordo com o Prefeito Universitário, Elcides Rodrigues, a previsão para a conclusão das obras é de 12 meses, com possibilidades de serem entregues antes de terminar o prazo. Elcides destaca a importância das obras, “principalmente porque o último grande investimento aconteceu em 2014. Praticamente há 11 anos estamos sem um investimento significativo”. Vale ressaltar que as obras iniciadas são conduzidas pela equipe do setor de Engenharia da UFTM.
Para a reitora Marinalva Barbosa, com o investimento e melhorias na infraestrutura da universidade, pode-se, futuramente, buscar uma ampliação do número de cursos ofertados.
“Hoje temos uma grande demanda, que é a construção de salas de aula. Estamos construindo novas salas na Univerdecidade e em Iturama. Quanto aos laboratórios do curso de Engenharia Mecânica, é de suma importância para os alunos e para os docentes e, também, nos ajudará a combater a evasão”, ressaltou.
Atualmente, os laboratórios da Mecânica estão localizados próximo à rodoviária de Uberaba, obrigando a um deslocamento considerável para as aulas práticas, devido à distância entre a Unidade Univerdecidade e a localização atual dos laboratórios.