POLÍTICA

Último debate agradou a publicitário

Gisele Barcelos
Publicado em 31/10/2010 às 16:27Atualizado em 20/12/2022 às 03:27
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Debate eleitoral às vésperas do segundo turno das eleições conseguiu trazer à tona propostas de governo dos candidatos à Presidência da República. Formato com perguntas feitas por eleitores indecisos agradou às poucas pessoas que acompanharam o programa em Uberaba.

Para o publicitário José Renato Gomes, especialista em marketing político, finalmente foi possível tirar proveito do debate, pois todos os realizados anteriormente só tiveram troca de acusações entre os candidatos e não trataram os assuntos de interesse da população.

O publicitário considera que um dos pontos altos do programa foi a pergunta referente à corrupção. “O eleitor fez pergunta sobre o que está incomodando. Foi alguém que mora em Brasília e está vendo os vizinhos se enriquecerem da noite para o dia por causa do desvio de dinheiro público”, salienta.

Educação e Saúde também merecem destaque, conforme José Renato. Ele avalia que tanto o candidato tucano quanto a petista trouxeram respostas, mas não propostas inovadoras. De acordo com ele, ambos fizeram o compromisso de acabar com filas e melhorar o atendimento público, porém não mostram soluções para alcançar a meta.

A questão sobre corrupção teve resposta contida, tanto de Dilma quanto de Serra. O tucano defendeu o fortalecimento das instituições de fiscalização e controle, mas não citou os escândalos recentes envolvendo a campanha petista, como o suposto envolvimento da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra, com tráfico de influência. Já Dilma argumentou que todas as suspeitas de irregularidade no governo foram investigadas e punidas.

Quanto à Educação, a petista focou o aspecto salarial e a necessidade de valorizar o professor. Por outro lado, Serra protestou sobre a falta de apoio financeiro da União para os Estados cumprirem a lei do piso nacional da categoria e também colocou a demanda por qualificação dos profissionais.

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