Adiado por mais vinte dias o prazo para a entrega do relatório final da tomada de contas especial das escolas de samba, realizada por uma comissão de servidores municipais. O procedimento apura irregularidades na prestação de contas das escolas de samba decorrente do Carnaval 2010. Respondem ao processo as escolas Império da Abadia, Estação Primeira de Primavera, Preciosas do Leblon e Grêmio Recreativo Eucalipto.
No entanto, a prorrogação vai até esta sexta-feira, visto que as portarias publicadas no Porta-Voz e assinadas pelo prefeito Anderson Adauto (PMDB), secretária de Governo Angela Mairink e pelo presidente da Fundação Cultural, Rodrigo Mateus, têm efeito retroativo ao dia 26 de dezembro de 2010.
Rodrigo Mateus explica que houve a necessidade de adiar o prazo para finalizar a análise das prestações de contas das agremiações. Segundo ele, todas as escolas tiveram problemas. “Houve irregularidades na apresentação de documentação, como, por exemplo, notas fiscais fora do prazo”, diz. Porém, ele reconhece que a situação mais grave está relacionada à Império da Abadia. “A escola recebeu os recursos e acabou não desfilando no ano passado e sequer devolveu o dinheiro”, lembra.
Segundo o presidente interino, a partir do relatório final da tomada de contas, a Fundação Cultural irá definir quais escolas de samba estarão aptas a receber o convênio referente ao desfile do Carnaval 2011.