Pronto Atendimento Provisório funcionará na antiga sede do Centro de Diabetes e Hipertensão (Cemdhi), atrás do Hospital Regional, no bairro Mercês.
UPA para suporte (Foto/Reprodução/G1)
Unidade para dar suporte ao atendimento a emergências e desafogar a UPA São Benedito entrará em funcionamento nesta terça-feira (17), a partir das 7h da manhã. A abertura foi anunciada hoje pela Prefeitura, cumprindo o prazo estabelecido pela prefeita Elisa Araúdjo (Solidariedade) no fim do ano passado.
A unidade de pronto atendimento provisório foi instalada no antigo prédio do Centro de Diabetes e Hipertensão (Cemdhi), atrás do Hospital Regional, no bairro Mercês. O expediente será regime de plantão 24 horas.
De acordo com as informações da Prefeitura, a equipe contará com 23 profissionais por dia. O serviço será gerenciado pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, para dar suporte na assistência à população.
O imóvel do antigo Cemdhi foi readequado para assistência com três salas de consultório, sala para acolhimento e classificação de risco, farmácia e posto de coleta de exames laboratoriais, além da otimização da recepção, sanitários e sala administrativa da unidade.
“Esse atendimento será feito em substituição à UPA do Mirante, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. Para esse Pronto Atendimento serão destinados os casos leves e moderados. Os pacientes dos casos mais graves serão encaminhados para a UPA São Benedito”, informou o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo.
A decisão de abrir a unidade 24 horas no antigo prédio do Cemdhi foi tomada porque a UPA do Mirante ainda está fechada à espera de reparos e existe uma tendência de aumento nos casos de Covid-19 no início do ano. Desta forma, o atendimento em local alternativo foi prometido pela Prefeitura para evitar superlotação na UPA São Benedito.