VELHO PROBLEMA

Uniformes escolares da rede municipal devem ficar para março, diz vereadora

Problema com amostragem de tecido vai atrasar a entrega dos uniformes escolares na rede municipal e alunos começam o ano letivo só com kits em 2026

Larissa Prata
Publicado em 26/01/2026 às 09:34Atualizado em 26/01/2026 às 11:59
Compartilhar
De acordo com Rochelle, o processo está na etapa de amostragem do tecido, após a qualidade do material inicialmente apresentado não atender ao padrão esperado (Foto/Divulgação)

De acordo com Rochelle, o processo está na etapa de amostragem do tecido, após a qualidade do material inicialmente apresentado não atender ao padrão esperado (Foto/Divulgação)

Prestes a reassumir a cadeira de vereadora após licença-maternidade, a vereadora Rochelle Bazaga (PDT) informou que os uniformes escolares da rede municipal devem ficar para março. Presidente da Comissão de Educação, a parlamentar revelou aos ouvintes do JM News, da Rádio JM, que um problema com a amostragem do tecido atrasou a entrega das peças. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que a vencedora da licitação foi a WR Distribuidora e Indústria Têxtil LTDA, declarada vencedora em 16 de janeiro, e que a empresa está em fase de assinatura de contrato, para posterior confecção e entrega dos uniformes.

“Vai atrasar, mas não vai atrasar tanto. São palavras da secretária de Educação. Vai chegar agora no início do ano, não vai atrasar como no ano passado, mas não vai ser entregue antes da primeira semana não. [...] Houve um problema com a amostragem do tecido, o tecido que eles inicialmente eles mostraram não foi o tecido na qualidade que se buscava. E agora chegaram na amostragem do tecido”, relatou Rochelle.

A vereadora explicou que, conforme as regras do processo, as amostras do material são analisadas após a definição do vencedor. Segundo ela, isso impede que a qualidade do tecido seja verificada ainda na fase inicial, o que pode provocar ajustes e atrasos. “A fase licitação é assim mesmo, depois de vencida a licitação é que aparecem as amostras”, argumentou.

Acionada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou, em nota, que a licitação ocorreu dentro da normalidade e conforme a lei, com início em setembro de 2025. De acordo com a Secretaria, o alongamento do cronograma ocorreu por fatores técnicos, especialmente porque várias empresas participantes não conseguiram comprovar capacidade técnica e apresentaram balanços incompatíveis com o exigido no edital.

Ainda segundo a Semed, a primeira empresa a atender integralmente às exigências foi a WR Distribuidora e Indústria Têxtil LTDA, que estava em 7º lugar na fase de lances. A pasta afirma que a empresa foi declarada vencedora em 16 de janeiro e agora está em fase de assinatura de contrato, para, na sequência, entrar na fase de produção. A Secretaria reforçou que a licitação é válida para os anos letivos de 2026 e 2027.

O resultado consta em publicação oficial no Porta-Voz, referente ao Pregão Eletrônico nº 123/2025, com valor global de R$ 2.997.948,69.

A Semed estima que as peças comecem a chegar no final de fevereiro ou no mais tardar início de março, considerando que a empresa tem 30 dias para começar a entrega após a assinatura do contrato. A previsão é assinar essa semana, no fim de fevereiro as peças devem estar a caminho do Centro de Distribuição e em seguida inicia a entrega para as unidades escolares.

Rochelle também cobrou melhorias no planejamento. “Esse assunto da licitação a gente bate de frente há muito tempo. Não consigo compreender a demora nesse processo licitatório, mas está colocado que não vão ser entregues os uniformes na primeira semana como os kits foram entregues. Isso precisa melhorar. Mas pensando para frente, no ano que vem essa licitação já está feita, então não tem argumento para não se entregar”, pontuou.

A informação sobre os uniformes foi divulgada na mesma semana em que a Prefeitura iniciou a distribuição dos kits escolares nas unidades da rede municipal. Nesta primeira etapa, o município recebeu 6.311 kits, destinados a alunos de 3 a 5 anos, com previsão de conclusão da entrega às escolas até o dia 30.

Veja o trecho da entrevista em que a vereadora Rochelle fala sobre os uniformes escolares:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por