Com a reativação da UPA do Mirante, a estrutura que atendeu pacientes de urgência e emergência no mês se tornará em ponto de referência para tratamento da dengue
Unidade onde estava funcionando até ontem à noite a UPA do Mirante provisória será adaptada para atender pacientes com dengue (Foto/Arquivo)
Com desativação da UPA provisória ontem e a situação de emergência decretada pelo Estado, o espaço no bairro Mercês começará a ser adaptado pela Prefeitura para abrigar uma central de atendimento a pacientes com dengue. A perspectiva é a abertura do serviço em fevereiro, após o feriado do carnaval.
Em entrevista à Rádio JM, a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, explicou que a decisão foi tomada devido ao quadro epidemiológico e o crescimento dos casos de dengue em todo o Estado, o que levou o governo mineiro a decretar situação de emergência em Minas Gerais no fim de semana.
A titular da pasta salienta que, após a transferência de todos os pacientes e equipamentos para a UPA do Mirante, já dará início à adaptação do prédio para dar suporte ao atendimento de casos de dengue. “Se necessário e chegar em caso alarmantes, a nossa central será lá”, disse.
Conforme Valdilene, haverá médicos e equipe de enfermagem no local para acompanhamento dos pacientes. Poderão ser solicitados exames e haverá um ponto para hidratação com soro. “A pessoa ficará em observação e depois terá alta para [tratar em] casa, já com a medicação para o tratamento. Se for um caso mais grave, de lá podemos fazer a transferência para as UPAs ou direto para o hospital”, declarou.
De acordo com a secretária, além de mobiliário e insumos, foi feito o pedido para contratação de pessoal de retaguarda para organizar o atendimento na central da dengue. “A gente está planejando no início do mês de março ou após o carnaval. Tudo isso depende do comportamento das arboviroses no município”, posicionou.
Valdilene avalia que o pico de contaminação em Uberaba deve ocorrer um pouco depois do que a média do Estado. “No nosso município, pelo acompanhamento epidemiológico, aguardamos uma onda maior no mês de abril, diferente do comportamento do Estado, que é em março”, disse.
A secretária lembra que o período é justamente quando Uberaba deverá receber um número maior de visitantes em função da ExpoZebu. Por isso, as atividades de combate ao Aedes aegypti serão reforçadas a partir desta semana para conter a proliferação do mosquito.