Arquiteto e urbanista Jaime Lerner desembarcou ontem à noite em Uberaba para apresentar projeto de reestruturação do trânsito na cidade. Palestra acontece hoje, às 9h30, no Centro Administrativo da Prefeitura e está aberta para a população colocar dúvidas e questionamentos.
O secretário municipal de Planejamento, Karim Abud Mauad, destaca que o projeto parte da remodelação do transporte coletivo. Ele salienta que hoje a avenida Leopoldino de Oliveira é a principal via coletora de passageiros e existe outro foco de concentração desordenada na praça Rui Barbosa.
Segundo ele, a proposta é reduzir de 80 para 12 linhas de ônibus na Leopoldino, com a implantação dos terminais na Univerde e bairro de Lourdes para atender ao eixo Leste/Oeste. Já a praça ficaria com apenas sete linhas para interligar a regiões Norte/Sul. Outro subterminal está em construção próximo à rodoviária e mais um está previsto. “Assim, conseguimos melhor utilização do transporte coletivo e teremos menos motos e carros no centro”, avalia.
Karim defende a contratação de equipe fora de Uberaba e argumenta que a base técnica é universal. Conforme o secretário, a opção foi melhor até mesmo para impedir que comodismos pessoais interferissem no novo modelo do trânsito. Ele salienta ainda que a consultoria eliminou a mão dupla e os estacionamentos em ruas estreitas. “É uma visão técnica. Não precisa morar aqui para detectar o problema”, disse.