São 940 equipamentos que serão utilizados em Uberaba e região e a preparação pode ser acompanhada por lideranças de partidos e da sociedade civil como um todo
Técnicos dos cartórios, observados por representante da OAB e do olheiro da Organização Transparência, atuam na preparação das urnas (Foto/Jairo Chagas)
A sete dias do primeiro turno das eleições, as 940 urnas que serão utilizadas em Uberaba e região estão sendo preparadas para a votação no dia 2 de outubro, domingo. A equipe da Justiça Eleitoral está fazendo neste fim de semana o carregamento das mídias com os dados de todos os candidatos, testes finais e lacração dos equipamentos.
O trabalho pode ser acompanhado por lideranças de partidos políticos e, também, da sociedade civil. Ontem, houve a presença de representante da OAB, Juliana Castejon, e de olheiro da organização Transparência em Eleições, Renner de Brito, durante a realização dos procedimentos. Nenhum representante de órgãos partidários compareceu até o fechamento desta edição do Jornal da Manhã.
Durante o procedimento de carga, as urnas recebem o sistema de votação, dados de todos os candidatos e das eleitoras e eleitores. Também é inserida a mídia de resultados, onde serão gravados os votos registrados em cada equipamento.
Após a carga, são feitos testes de funcionament teclado, vídeo, áudio, impressora e sistemas. Algumas urnas são selecionadas para serem submetidas a uma votação simulada, com os candidatos reais. É mais uma etapa para checar se tudo está funcionando corretamente.
Por último, as urnas recebem oito lacres. São eles que garantem que os equipamentos ficarão invioláveis até o dia da votação. No dia da eleição, em cada seção eleitoral, todos esses lacres são verificados pelos mesários antes do início da votação. Se algum deles estiver danificado ou violado, a urna é substituída por uma de reserva, que também passou pelo mesmo processo de preparação.
Todas as urnas eletrônicas a serem utilizadas em Minas Gerais ficam armazenadas em locais com vigilância 24 horas. Em Uberaba, os equipamentos estão guardados no quartel do 4º Batalhão da Polícia Militar e serão distribuídos para os locais de votação na véspera ou na madrugada do dia da eleição.