Justiça Eleitoral aponta que Uberaba tinha 5,8 mil pessoas com deficiência em 2022, sendo que 1,3 pediram condições de acessibilidade (Foto/Reprodução)
Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida têm até 8 de maio para solicitarem a transferência do título para local de votação com acessibilidade. Para realizar a mudança, o eleitor que tem os dados biométricos coletados deve acessar o Título Net, disponível no site do TRE-MG.
O requerimento é feito com a inserção das informações solicitadas no formulário. Na etapa de dados pessoais, existe a opção onde é possível informar se a pessoa possui algum tipo de deficiência, o tipo da deficiência, e se ela deseja votar em um local acessível. A mudança é realizada após conferência do pedido pelo Cartório Eleitoral.
Para quem ainda não fez a biometria, se optar pelo Título Net, o pedido de alteração poderá ser feito somente até 8 de abril, com posterior comparecimento ao cartório para coleta da biometria.
Quem não tiver biometria e decidir fazer o processo presencialmente no cartório poderá fazer a solicitação de transferência até a data de fechamento do cadastro, que é no dia 8 de maio.
Atualmente, Minas Gerais possui 5.712 seções com acessibilidade, sendo 570 em Belo Horizonte, e cerca de 107 mil pessoas com deficiências cadastradas. Em todos os 853 municípios mineiros há pelos menos uma seção com acessibilidade.
De acordo com o banco de dados da Justiça Eleitoral, Uberaba tinha 5.816 eleitores com deficiência no último pleito em 2022. Desses, 1.295 relataram dificuldade de locomoção.