O vereador Itamar Ribeiro de Resende (DEM) diz acreditar que a Prefeitura está “fazendo uma espécie de enganação” ao anunciar que não há reajuste no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao exercício de 2011. Ele observa que alguns carnês já vieram com ajuste nos valores, possivelmente como consequência do geoprocessamento, e, no geral, a Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos Urbanos (TCRSU) teve 20% de aumento. Para justificar tal afirmação, o democrata diz que “o meu cresceu”.
A exemplo do seu colega Marcelo Machado Borges, o Borjão (PMDB), Itamar também está defendendo a prorrogação do prazo para pagamento da primeira parcela ou cota única do IPTU, que vence dia 14 de março. Ele diz que vários contribuintes alegam não ter recebido, até ontem, o carnê do imposto e considera que a saída apresentada pela PMU, de imprimir uma cópia através da internet, não atende à população.
Conforme o democrata, nem todos os contribuintes têm acesso à rede mundial de computadores e eles podem ser prejudicados. Além disso, Itamar pondera que o feriado de carnaval levou a Prefeitura a fechar suas portas na sexta-feira, dia 4, e a reabri-las apenas na quinta, 10 de março, ou seja, o Executivo ficou quase uma semana sem atendimento ao público. O vereador acredita que o prefeito Anderson Adauto (PMDB) poderá rever essa data, em que pese o secretário de Fazenda, Wellington Fontes, ter dito que não haverá prorrogação.