Área para a construção da UBS do bairro São Benedito, cujo primeiro lançamento ocorreu em outubro de 2020
(Foto/Jairo Chagas) ( )Construção de unidade básica de saúde no São Benedito foi cobrada publicamente na Câmara Municipal esta semana. A obra é esperada há mais de três anos, mas ainda não foi contratada empresa para executar o serviço.
Aproveitando a presença da secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, em plenário na segunda-feira (18), o vereador Ismar Marão (PSD) ressaltou que o Legislativo devolveu parte do duodécimo à Prefeitura em 2019 para custear a construção da UBS no São Benedito, porém a obra sequer foi iniciada.
Ressaltando que o bairro concentra grande número de pessoas idosas e que precisam ter o acompanhamento preventivo, o parlamentar argumentou que diversas promessas foram feitas para consolidar a construção da unidade básica e nada avançou. “O recurso é da Câmara e os compromissos não foram cumpridos até agora [...] Vou no limite que for, mas quero saber uma resposta da secretária de Saúde. São três anos pedindo e implorando”, contestou.
O vereador ainda alegou que não buscaria respostas mais com a titular da pasta e fez apelo durante a sessão para que uma solução fosse apresentada pelo secretário adjunto da Saúde, Cecílio Souza Araújo Filho. “A resposta que essa Casa precisa receber é a construção da UBS São Benedito, que é recurso do Legislativo. Já avisei que vou engrossar o caldo e fazer o possível para que essa unidade seja construída o mais rápido possível”, manifestou.
Parte dos recursos para a implantação da UBS São Benedito está assegurada desde 2019, pois a Câmara Municipal devolveu R$700 mil do duodécimo à Prefeitura para custear a obra. No fim do governo do ex-prefeito Paulo Piau (MDB), uma empresa chegou a ser contratada por R$983,2 mil para executar o serviço.
Houve inclusive a emissão da Ordem de Serviço em 2020 para o início da construção da unidade básica em terreno na avenida Apolônio Sales, mas a empreiteira acabou desistindo do contrato. A abertura de uma nova licitação foi divulgada em 2021, o que não se concretizou até o momento.