Sob a justificativa de preservar o Meio Ambiente a longo prazo, o vereador Professor Wander (Podemos) protocolou Projetos de Emenda à Lei Orgânica 001/2024 e 222/2024, que impõem medidas a serem adotadas pelas usinas sucroenergéticas de Uberaba.
A primeira peça obriga que as usinas não excedam o plantio de cana-de-açúcar em mais de 15% da área do município de Uberaba. “Sabemos que hoje o número já é superior. Precisamos pensar em desenvolvimento sustentável, onde a Saúde de cada um de nós não seja afetada a longo prazo”, argumenta o vereador.
Já o segundo material protocolado diz respeito à criação de um Fundo de Desenvolvimento para a preservação ambiental, capacitação profissional, melhorias na infraestrutura de locais impactados pela atuação de usinas, dentre outras.
“Esses empresários precisam firmar o compromisso de responsabilidade conosco. Não queremos criminalizar nenhuma atuação produtiva, mas também ninguém é obrigado a sofrer com impactos que podem ser devastadores”, finaliza Wander.