Vereador Tulio Micheli espera que a audiência pública seja realizada no mês de agosto, logo após o fim do recesso parlamentar (Foto/Reprodução)
Aumento no valor da conta de água deverá ser tema de audiência pública na Câmara Municipal. Devido a reclamações sobre a alta nos preços, o vereador Tulio Micheli (SDD) protocolou nessa quarta-feira (19) requerimento no Legislativo solicitando a realização da audiência para esclarecer a situação.
De acordo com o parlamentar, a reunião debaterá todas as cobranças inclusas nas faturas da Codau. Além dos valores referentes à água e esgoto, os consumidores este ano também começaram a pagar a tarifa de manejo dos resíduos sólidos na conta mensal. Anteriormente, a cobrança era feita anualmente nos carnês do IPTU.
Tulio adianta que a expectativa é que a audiência seja realizada em agosto, logo após o recesso parlamentar. “Eu quero o quanto antes. No retorno do recesso, já devem marcar na primeira semana”, salienta.
Conforme o vereador, várias reclamações vêm sendo recebidas de cobrança de valores exorbitantes na conta de água e denúncias apontam que houve um aumento desproporcional nos preços. Desta forma, um trabalho começou a ser feito junto à comunidade para coletar dados relacionados a esse tipo de queixa. As informações serão apresentadas também na audiência programada para o próximo mês.
O parlamentar posicionou que o levantamento está sendo realizado em vários bairros da cidade, em diferentes localidades, para saber onde estão acontecendo essas discrepâncias e se há algum fator em comum entre os reclamantes. “Com esses dados em mãos, iremos cobrar da Codau uma explicação plausível que justifique, por exemplo, alguém que pagava R$90, de repente, passar a pagar R$700”, argumentou.
Tulio, inclusive, salientou que as pessoas que verificaram aumento exagerado na conta de água ainda podem comunicar a situação no telefone: (34) 99143-5003. “Mande mensagem informando sobre a diferença nos valores dos talões. Assim, você vai ajudar a cobrar da Codau uma explicação para esse aumento descomunal que tem se tornado rotineiro pela cidade”, finalizou.