Algumas melhorias para o Hospital de Clínicas da UFTM e também para a Clínica Civil foram temas de uma reunião realizada entre o vereador Cléber Cabeludo (PMDB) e o reitor Virmondes Rodrigues. O Ministério Público Federal concedeu um prazo de 90 dias para que a Clínica Civil passe a funcionar com 100% de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A decisão foi resultado de uma denúncia realizada pelo Conselho Municipal de Saúde, uma vez que a clínica construída com recursos públicos estava realizando atendimentos conveniados, oferecendo 28 leitos. De acordo com o vereador, a universidade precisa do apoio da Prefeitura para o funcionamento da clínica, inclusive contratando mais profissionais para trabalhar no local.
Cléber se colocou à disposição para intermediar as conversas com a Secretaria Municipal de Saúde. Do reitor, o parlamentar ouviu que o HC vai providenciar o descredenciamento de algumas instituições que eram atendidas na clínica, dentro do prazo determinado pela Justiça.
Outro assunto tratado foram as melhorias a serem realizadas na UTI neonatal. Também chamou a atenção do vereador a falta de um lugar adequado para quem chega à portaria do hospital. Ele lembra que as pessoas são obrigadas a ficar do lado de fora, no sol e na chuva, inclusive sem um banheiro.
Cléber sugeriu ao reitor que as acomodações sejam melhoradas, até mesmo com a instalação de uma lanchonete, onde as pessoas possam se alimentar. O vereador se disponibilizou a conversar com o secretário de Planejamento, Karim Abud Mauad.
Outra questão apontada pelo representante da Câmara é a iluminação precária nas imediações do hospital. Ele também disse que pretende conversar com comandante do 4º Batalhão, para verificar a possibilidade de retornar policiamento para a portaria do HC, conforme acontecia anteriormente.