De acordo com o vereador Marcos Jammal, o objetivo é dar preferência para viabilizar um diagnóstico mais rápido e agilizar início de tratamento de autistas (Foto/Jully Borges)
Aproveitando a comemoração do Dia do Orgulho Autista, na última semana, o vereador Marcos Jammal (PSDB) apresentou em plenário requerimento para solicitar que a Prefeitura dê prioridade a pessoas com autismo que estão aguardando na fila eletrônica para marcação de consultas e exames.
Segundo o parlamentar, o objetivo seria dar preferência para viabilizar um diagnóstico mais rápido e agilidade no início do tratamento para pessoas com autismo. Jammal destacou que a proposta é oferecer mais qualidade de vida aos portadores da síndrome, que muitas vezes ficam desguarnecidos e sem diagnóstico efetivo.
O vereador também apresentou outro requerimento, pleiteando ao Poder Executivo a realização de levantamento para identificar as famílias que possuem integrantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade.
De acordo com Jammal, a proposta é mapear e cadastrar famílias que possuem pessoas com autismo, com vista ao direcionamento de políticas públicas da área da saúde, educação, trabalho e lazer. “É como se fosse um Censo para identificar, pra gente trazer políticas públicas de forma assertiva para essas pessoas que possuem a síndrome”, explicou.