EM SESSÃO PLENÁRIA

Vereadora propõe tornar o pastel de feira patrimônio histórico e cultural de Uberaba

Gisele Barcelos
Publicado em 12/03/2024 às 09:53Atualizado em 12/03/2024 às 21:43
Compartilhar
Luciene citou que o pastel da feira pode fomentar o turismo a Uberaba, que estará pronta para receber pessoas interessandas na iguaria culinária (Foto/Reprodução)

Luciene citou que o pastel da feira pode fomentar o turismo a Uberaba, que estará pronta para receber pessoas interessandas na iguaria culinária (Foto/Reprodução)

Em requerimento aprovado esta semana pelo Legislativo, a vereadora Luciene Fachinelli (União Brasil) solicitou que o Executivo tome providências para tornar o pastel de feira como patrimônio histórico e cultural de Uberaba.

Na justificativa, a parlamentar alegou que o pastel de feira é uma comida tradicional e que está ligada à identidade de Uberaba. “Ao reconhecê-lo como patrimônio cultural, a cidade estaria celebrando uma parte importante de sua história e cultura gastronômica [...] Isso demonstraria o compromisso de Uberaba com sua herança cultural e gastronômica, enriquecendo a experiência de residentes e visitantes”, continua o texto.

Ainda na defesa, a vereadora argumentou que o pastel de feira não é uma comida comum, “mas sim um símbolo cultural, que é apreciado por moradores locais e visitantes”. Por isso, ela apontou que o reconhecimento como patrimônio histórico e cultural viabilizaria a preservação da receita original e das técnicas de preparo do pastel. “Isso garantiria que essa tradição seja transmitida às futuras gerações, preservando sua autenticidade e evitando alterações que possam descaracterizá-lo ao longo do tempo”, posicionou.

Fachinelli também defendeu que a iniciativa poderia fomentar o turismo em Uberaba e teria impacto positivo na economia. “A cidade poderia atrair mais turistas interessados em experimentar essa iguaria única, o que contribuiria para impulsionar o turismo gastronômico na região, gerando muitos benefícios econômicos e promovendo a cultura local”, manifestou.

A iniciativa referente ao pastel de feira não é exclusiva de Uberaba. Uberlândia já tornou a comida como patrimônio cultural imaterial em 2020. Na lei aprovada pelos vereadores da cidade vizinha, foi justificado que o objetivo era a perpetuação e preservação histórica do pastel uberlandense como legado para as futuras gerações, protegendo as características atuais do pastel de feira. 

Confira o momento na sessão plenária:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por