(Foto/Divulgação)
Vereadora Ellen Miziara (PL) participou de ato na capital federal em defesa do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro. A manifestação reuniu apoiadores de Bolsonaro nas proximidades da Torre de TV, no Eixo Monumental da cidade e pediram aprovação de anistia para os atos praticados em 8 de janeiro de 2023.
Além da anistia ao ex-presidente, os apoiadores pediram o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As manifestações foram realizadas em várias cidades do Brasil, às vésperas da semana decisiva do julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
A vereadora uberabense discursou para a multidão em Brasília, ao lado de lideranças políticas que apoiam o ex-presidente. “Enquanto houver brasileiros nas ruas lutando por um país melhor, a luta nunca será em vão. Não existe independência sem liberdade. E nós seguiremos lutando por um país livre”, disse a parlamentar.
Além de Brasília, manifestantes da direita também se concentraram em outras capitais. Na avenida Paulista na tarde de domingo (7), o protesto “Reaja, Brasil”, convocado pelo pastor Silas Malafaia, também pediu que Bolsonaro possa disputar as eleições de 2026. O ex-presidente foi considerado inelegível em 2023 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por uso da máquina pública para disseminar desinformação sobre as urnas eletrônicas.
Os discursos foram marcados por ataques ao STF e à condução do julgamento da chamada “trama golpista”, que apura a tentativa de Bolsonaro e aliados de reverter o resultado das eleições de 2022.
No Rio de Janeiro, a manifestação concentrou-se na orla de Copacabana, com Bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos. Participaram do ato o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e o governador Cláudio Castro (PL-RJ).