SEGURANÇA NAS ESCOLAS

Vereadores cobram medidas para aumentar a segurança nas unidades escolares da rede

Vereadores solicitaram à Prefeitura adoção de medidas para aumentar a segurança nas unidades escolares e dar suporte para a contenção de eventuais ocorrências

Gisele Barcelos
Publicado em 10/04/2023 às 21:38
Compartilhar

Vereadores pedem segurança para eventuais ocorrências que ameacem a vida dos estudantes (Foto/Arquivo JM)

Após rumores de ataque a uma escola da rede municipal na semana passada, vereadores solicitaram à Prefeitura adoção de medidas para aumentar a segurança nas unidades escolares e dar suporte para a contenção de eventuais ocorrências que ameacem a vida dos estudantes.

Um dos requerimentos é de autoria do vereador Varciel Borges (PP) e solicita ao Executivo a instalação de detectores de metais nos acessos das escolas municipais. O parlamentar ressaltou no documento que a medida evitaria que alunos ou qualquer outra pessoa entrem nas escolas portando armas de fogo ou armas brancas.

De acordo com Varciel, os detectores de metal já são realidade em alguns municípios, como o de Chapecó, em Santa Catarina. “Se for preciso, pode haver essa troca de informações para que essa ação seja adotada aqui. O que não podemos é esperar que algo de pior ocorra para que só então tomemos alguma providência”, pontuou.

Em outro requerimento, o vereador também cobrou que a Prefeitura cumpra a legislação federal que trata da inserção de psicólogos e assistentes sociais nas escolas municipais.

O parlamentar argumentou que a inserção desses profissionais pode ajudar a evitar eventuais ataques nas escolas municipais em Uberaba. “O que temos notado é que a saúde mental de alunos e professores nem sempre recebe a atenção necessária. Muitas vezes, saber observar de forma profissional os comportamentos de alunos pode ajudar na tomada de decisões que impeçam atos de violência como os que testemunhamos nos últimos meses”, disse.

Já a vereadora Denise Max (Patri) enviou requerimento ao Executivo solicitando a implantação do “Botão de Pânico” nas unidades da rede municipal. O instrumento pode ser acionado pela direção da escola ou por um dos funcionários, enviando sinal sonoro e visual para a Guarda Municipal e a Polícia Militar para agilizar o socorro em caso de ataques. “O sinal vai para a central e, imediatamente, aciona a viatura mais próxima, que vai direto para a escola. Ele é uma prevenção que salva vidas”, conta. 

Outro pedido encaminhado pela vereadora ao governo municipal requer a instalação de sirene ou alarme escolar de segurança para avisar a vizinhança de que a escola precisa de auxílio emergencial. Segundo a proposta, com o alerta sobre o risco iminente, a comunidade poderia colaborar para o acionamento das autoridades competentes, inclusive bombeiros, em caso de incêndio. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por