Os vereadores Carlos Alberto Godoy (PTB) e Jorge Ferreira (PMN) estão propondo a criação de ciclovias
Os vereadores Carlos Alberto Godoy (PTB) e Jorge Ferreira (PMN) estão propondo a criação de ciclovias em avenidas da cidade, através do Projeto de Lei Complementar 019/2010.
Eles argumentam que Uberaba conta atualmente com cerca de 130 mil veículos e está cada vez mais difícil transitar pela cidade, sem falar nos problemas provocados pela poluição sonora e os efeitos de gases nocivos à saúde. Ainda de acordo com os vereadores, a frota cresce mais rápido que a população. Um levantamento realizado na Delegacia de Trânsito revelou que mensalmente são emplacados 700 novos veículos, sendo que no mesmo período nascem 350 bebês. Ou seja, a expansão dos veículos é duas vezes maior.
Para Godoy e Jorge Ferreira, uma das saídas é a viabilização de uma rede viária para o transporte de bicicletas, mediante estudo técnico, como nas principais avenidas, proximidades do aeroporto, entre outros pontos. Eles lembram que a bicicleta é um meio de transporte muito usado por pessoas com dificuldades financeiras para pagar a passagem do ônibus. “Pode servir como um estímulo ao uso da bicicleta, como alternativa ao bom funcionamento da cidade e saúde das pessoas”, avaliou Godoy.
Mesmo assim, o vereador já espera que a proposta tenha vício de iniciativa, pois a Câmara não pode aprovar projeto que gere gastos para o município. “Eu espero que o governo municipal entenda a proposta e aceite”, disse o vereador. Caso a inconstitucionalidade seja confirmada, ele já adiantou que pretende transformar o PL em Requerimento, o qual será encaminhado às secretarias de Planejamento e Trânsito. O projeto deve entrar na pauta de votação nas primeiras sessões do mês de setembro.