Mateus Simões adiantou que a previsão é que todos os municípios estejam com a compra finalizada e recebam os veículos até o meio do ano
Frota do Samu Regional deve ser adquirida pelo Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência do Triângulo Sul, que já teria recebido o recurso para este fim (Foto/Reprodução)
Ambulâncias extras para estruturar frota do Samu Regional devem ser entregues ainda no primeiro semestre deste ano. A perspectiva é do vice-governador do Estado, Mateus Simões (Novo), ressaltando que Minas já repassou a verba aos municípios do Cistrisul (Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência do Triângulo Sul) para a compra das viaturas.
Simões afirmou que os recursos foram liberados e os processos licitatórios serão feitos diretamente pelas cidades. O vice-governador adiantou que a previsão é que todos os municípios estejam com a compra finalizada e recebam os veículos até o meio do ano.
No entanto, Simões reforçou que o cronograma dependerá da capacidade dos fornecedores. “No ano passado, as entregas estavam muito atrasadas. Tivemos a informação de que agora está regularizado. Se estiverem entregando normalmente, até metade do ano todas as cidades devem estar com as ambulâncias”, disse.
Com a parte da frota resolvida, o vice-governador afirma que a meta é estar com o processo de regionalização do Samu completo no Estado inteiro até o fim de 2024.
Para o projeto do Samu Triângulo Sul, foi dimensionada a compra de 19 Unidades de Suporte Básico (USB) e cinco Unidades de Suporte Avançado para o atendimento adequado a uma população estimada em mais de 700 mil pessoas, em 26 municípios da região.
O Samu municipal de Uberaba conta com três unidades de Suporte Básico e uma Unidade de Suporte Avançado. A frota local será incorporada ao serviço regional.