Romeu Zema no Instagram (Foto/Reprodução/Instagram Romeu Zema)
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), novamente compartilhou uma citação controversa em seus stories do Instagram na manhã deste domingo (23). "Democracia é o direito das pessoas escolherem seus governantes", escreveu o chefe do Executivo, atribuindo a frase ao ex-presidente dos Estados Unidos, James Madison.
James Madison presidiu os EUA no século XIX, entre 1809 e 1817, sendo considerado pelos estadunidenses o "pai da Constituição" devido ao seu papel na elaboração do texto. Ele também é conhecido por ter tido vários escravos em sua fazenda herdada na Virgínia e faleceu em 1836.
Recentemente, Zema também publicou uma frase atribuída ao líder fascista Benito Mussolini, gerando controvérsia: "Fomos os primeiros a afirmar que, quanto mais complexa se torna a civilização, mais se deve restringir a liberdade do indivíduo", escreveu o governador em 1º de julho.
Após a repercussão negativa, Romeu Zema afirmou que sua publicação era "um alerta" de respeito às liberdades individuais. A postagem ocorreu logo após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível.
Além de compartilhar informações sobre o trabalho em Minas Gerais, Zema posta diariamente frases atribuídas a líderes políticos e outras personalidades, sempre acompanhadas de um fundo amarelo. Na noite desse sábado, por exemplo, a citação escolhida foi do filósofo e matemático grego Pitágoras: "Nenhum homem é livre se não puder controlar a si mesmo".