O presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, salientou que a postura mostra a boa relação entre a entidade e o governo mineiro (Foto/Reprodução)
Em reunião nesta segunda-feira (10) com dirigentes da ABCZ em Belo Horizonte, o governador Romeu Zema (Novo) confirmou presença em Uberaba para a abertura oficial da Expozebu 2023 no fim deste mês. A solenidade está marcada para o dia 29 de abril.
Além de entregar em mãos o convite para o governador, a comitiva da ABCZ aproveitou a agenda na sede do Governo de Minas e se reuniu também com o secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Thales Fernandes, para formalizar o convite.
No encontro, o titular da pasta não só confirmou a participação na abertura oficial, mas já adiantou que trará gabinete itinerante para despachar diretamente do Parque Fernando Costa durante quatros dias da feira.
O presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, salientou que a postura mostra a boa relação entre a entidade e o governo mineiro. “Para nós é motivo de alegria saber que o Secretário levará seu gabinete para a ABCZ, durante a ExpoZebu. Nós temos uma boa relação com o governo estadual e entidades como a Emater e Epamig, que nos apoiam e nos ajudam a disseminar o Pró-Genética e o Integra Zebu, programas que fomentam o melhoramento genético”, disse.
Também é esperado que o convite oficial para a 88ª ExpoZebu seja entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília, porém, até o momento, ainda não foi confirmado se a direção da ABCZ já tem data agendada para o encontro com o petista. Lula embarca nesta terça-feira (11) para a China. Com isso, a reunião só deve ocorrer após o retorno ao Brasil.
Apesar dos choques do petista com o setor rural durante o processo eleitoral no ano passado, representantes da entidade vem defendendo a interlocução com o novo governo. Por isso, os dirigentes da ABCZ já asseguraram que o convite será feito, mas a presença de Lula no palanque da solenidade dependerá da disponibilidade da agenda presidencial.