NECESSÁRIO

Zema diz que concessão da 262 deve ter “gatilho” para duplicação

Em Uberaba para campanha à reeleição da prefeita Elisa, o governador revelou que tratativas com o governo federal prevê a inclusão no contrato de concessão da obrigatoriedade de duplicação da via conforme o tráfego aumente

Gisele Barcelos
Publicado em 24/10/2024 às 21:00
Compartilhar
Governador Romeu Zema participou de caminhada com a prefeita Elisa Araújo na tarde ontem na avenida José Valim de Melo (Foto/Gisele Barcelos)

Governador Romeu Zema participou de caminhada com a prefeita Elisa Araújo na tarde ontem na avenida José Valim de Melo (Foto/Gisele Barcelos)

Em Uberaba ontem para visita à obra de unidade básica de saúde e participação de ato de campanha da prefeita Elisa Araújo (PSD), o governador Romeu Zema (Novo) afirmou que governo federal sinalizou de forma positiva à inclusão de critérios que viabilizem futuramente a duplicação da BR-262 no contrato para nova concessão da rodovia.

O projeto de relicitação da BR-262 em andamento não prevê a duplicação de toda a pista de Uberaba até Belo Horizonte, apesar de a obra ser uma reivindicação de gestores da região.

Com o leilão do trecho já marcado para o dia 31 de outubro, o governador posicionou que houve tratativas com o governo federal e foi apresentada a proposta para que o contrato estabelecesse a duplicação da pista à medida que fosse constatada a ampliação do tráfego na rodovia. “Solicitamos para que fosse um modelo que tivesse um automatismo. Aumentou o trânsito e aumentou a arrecadação, que venha a duplicação. É esse tipo de critério que nós queremos para que o Triângulo Mineiro tenha uma via adequada de comunicação com Belo Horizonte”, salientou.

Questionado, o governador manifestou que houve um aceno favorável do governo federal à solicitação, mas existem as dificuldades referentes ao leilão. “Pelo menos, está tendo boa vontade. Estamos vendo esse avanço”, ressaltou.

Em paralelo, os gestores da região ainda esperam o posicionamento da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) sobre o pedido de impugnação ao edital da nova concessão da BR-262. A medida foi adotada no mês passado, devido à ausência da duplicação integral da pista entre Uberaba e Belo Horizonte.

Pelo cronograma, o órgão deverá manifestar-se sobre as contestações na semana que vem. O calendário também prevê que as interessadas no leilão entreguem até segunda-feira (28) as propostas econômicas e as garantias. O arremate segue previsto para acontecer no dia 31 de outubro.

A expectativa do governo federal é que o resultado seja homologado e publicado no Diário Oficial da União em 9 de dezembro. Em seguida, até 22 de janeiro, a vencedora do certame deverá apresentar documentos para comprovar atendimento das condições prévias à assinatura do contrato de concessão. O contrato de concessão está previsto para ser assinado em 11 de fevereiro de 2025. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por