Em Uberaba para campanha à reeleição da prefeita Elisa, o governador revelou que tratativas com o governo federal prevê a inclusão no contrato de concessão da obrigatoriedade de duplicação da via conforme o tráfego aumente
Governador Romeu Zema participou de caminhada com a prefeita Elisa Araújo na tarde ontem na avenida José Valim de Melo (Foto/Gisele Barcelos)
Em Uberaba ontem para visita à obra de unidade básica de saúde e participação de ato de campanha da prefeita Elisa Araújo (PSD), o governador Romeu Zema (Novo) afirmou que governo federal sinalizou de forma positiva à inclusão de critérios que viabilizem futuramente a duplicação da BR-262 no contrato para nova concessão da rodovia.
O projeto de relicitação da BR-262 em andamento não prevê a duplicação de toda a pista de Uberaba até Belo Horizonte, apesar de a obra ser uma reivindicação de gestores da região.
Com o leilão do trecho já marcado para o dia 31 de outubro, o governador posicionou que houve tratativas com o governo federal e foi apresentada a proposta para que o contrato estabelecesse a duplicação da pista à medida que fosse constatada a ampliação do tráfego na rodovia. “Solicitamos para que fosse um modelo que tivesse um automatismo. Aumentou o trânsito e aumentou a arrecadação, que venha a duplicação. É esse tipo de critério que nós queremos para que o Triângulo Mineiro tenha uma via adequada de comunicação com Belo Horizonte”, salientou.
Questionado, o governador manifestou que houve um aceno favorável do governo federal à solicitação, mas existem as dificuldades referentes ao leilão. “Pelo menos, está tendo boa vontade. Estamos vendo esse avanço”, ressaltou.
Em paralelo, os gestores da região ainda esperam o posicionamento da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) sobre o pedido de impugnação ao edital da nova concessão da BR-262. A medida foi adotada no mês passado, devido à ausência da duplicação integral da pista entre Uberaba e Belo Horizonte.
Pelo cronograma, o órgão deverá manifestar-se sobre as contestações na semana que vem. O calendário também prevê que as interessadas no leilão entreguem até segunda-feira (28) as propostas econômicas e as garantias. O arremate segue previsto para acontecer no dia 31 de outubro.
A expectativa do governo federal é que o resultado seja homologado e publicado no Diário Oficial da União em 9 de dezembro. Em seguida, até 22 de janeiro, a vencedora do certame deverá apresentar documentos para comprovar atendimento das condições prévias à assinatura do contrato de concessão. O contrato de concessão está previsto para ser assinado em 11 de fevereiro de 2025.