A solenidade está marcada para acontecer às 10 horas. (Foto: Reprodução)
Prefeitura de Uberaba inaugura nesta segunda-feira (25) a Zona de Processamento de Exportação (ZPE). A solenidade está marcada para acontecer às 10 horas.
Conforme publicado na edição do Diário Oficial da União do último dia 18, a Receita Federal autorizou, por tempo indeterminado e na modalidade de uso público, o chamado alfandegamento, que permite que empresas se instalem no novo empreendimento mediante aprovação prévia do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE).
Confira ainda: ZPE de Uberaba recebe liberação para funcionamento
“O recinto alfandegado poderá realizar operações aduaneiras, com carga em contêineres, solta, unitizada e seca, (…) desde que relacionadas às atividades das empresas autorizadas a se instalar na ZPE de Uberaba”, consta no Ato Declaratório Executivo.
A ZPE de Uberaba conta com uma área total alfandegada de 3.493 metros quadrados e é parte integrante de um terreno com 268,05 hectares destinado à implantação da ZPE, criada por decreto da ex-presidente Dilma Rousseff em 15 de junho de 2012.
Em recente entrevista à Rádio JM, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba, Rui Ramos, diz que, a partir da autorização, se cria uma unidade da Receita Federal na Zona de Processamento de Exportação da cidade, permitindo, assim, o funcionamento do distrito industrial incentivado e que sejam encaminhados ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) os pedidos de instalação de empresas.
Em 2023, o município chegou a assinar dois protocolos de intenção com companhias interessadas em operar na unidade. Um deles com a FertMinas, com previsão de investir R$30 milhões. O outro, com a Ituiutaba Energia Renovável, do Grupo CMAA, com estimativa de aportar R$100 milhões. Ambos projetavam gerar mais de 100 empregos diretos, cada um.
Publicidade. Conforme Rui Ramos, com essa inauguração, Uberaba dá um salto para o futuro, ampliando o horizonte de exportação, para a chegada de novas empresas, bem como para beneficiar as que já estão instaladas aqui.
“Essa é a primeira e única ZPE de Minas Gerais. Uberaba, com sua localização fantástica, que facilita o escoamento da produção através das rodovias, torna-se, com essa conquista, destaque na logística para o mercado externo. Então, quero parabenizar Uberaba e todos os envolvidos e, também, agradecer aos parceiros, à família Caetano e à Aciu”, destacou.