A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba recebeu liberação para funcionamento. Documento oficial assinado pela Secretaria-Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE) foi recebido pelo governo municipal nesta quinta-feira (15), após análise da documentação e vistoria in loco, realizada no dia 24 de julho deste ano. A conclusão do projeto de engenharia foi formalmente atestada, conforme relatado na Nota Técnica. Ainda não há confirmação de data para o início da operação.
No dia 24 de julho, o representante do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Felipe Rodrigues Dias Vogas, esteve em Uberaba para realizar a vistoria final da unidade. A ZPE de Uberaba tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico da região e do estado, consolidando-se como um importante polo de exportações.
Após a visita técnica, resposta era aguardada até o fim de agosto para posterior autorização para recebimento de empresas na zona de processamento e exportação de Uberaba. Em recente entrevista ao Jornal da Manhã, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, pontuou que alguns empresários já procuraram a Administração Municipal para solicitar um espaço na ZPE de Uberaba, faltando apenas a autorização do Ministério, agora concedida, para se instalarem na unidade.
ZPE Uberaba
Em janeiro deste ano, a Prefeitura anunciou que três empresas já estavam aguardando a confirmação do CZPE para instalação na ZPE Uberaba. Os nomes dos investidores não foram anunciados até o momento.
O projeto completo da ZPE prevê 61 lotes distribuídos em três ruas principais, porém, para a entrada em operação, apenas uma via foi implantada. Com isso, no primeiro momento, haverá a liberação imediata de dez terrenos para a instalação de empresas.
À medida que os primeiros lotes forem ocupados, nova licitação deve ser aberta posteriormente para a implantação do restante do arruamento e infraestrutura da ZPE.