SAÚDE

A música pode ser incentivo e companhia para a prática de atividade física

Da Redação
Publicado em 22/10/2022 às 18:52Atualizado em 16/12/2022 às 00:26
Compartilhar

A música é um elemento poderoso na vida. Do estilo romântico ao mais animado, é ela quem dita o tom em vários momentos. Quem dá o clima para o ambiente e para a ocasião. A música é tão poderosa que é capaz de despertar sentimentos, sensações e até mesmo fazer você viajar no tempo ou nas lembranças.

Quando o assunto envolve a prática de atividade física, a música tem um papel ainda mais importante. Ela pode servir não somente de companhia, mas também como incentivo para tirar qualquer pessoa do sofá. Em ritmo acelerado, dá o tom da corrida. Dançante, em casa, transforma a sala numa pista de dança. Suave e instrumental, pode ser um convite à meditação.

Tratar a música como aliada pode ser um incentivo a mais para a prática de atividade física.

Mas não é só uma percepção de quem gosta de ligar uma playlist animada na hora de se mexer. Segundo Pedro Casagrande, que é profissional de Educação Física e doutor em Ciências do Movimento Humano, o uso da música tem sido amplamente estudado em intervenções psicológicas e terapêuticas para a melhora da saúde, do desempenho.

“Em atividades cíclicas, como a corrida ou a caminhada, a música pode auxiliar o praticante a manter o ritmo desejado ou associar esse ritmo a uma faixa de intensidade ou de esforço específica. No exercício dentro da academia, por exemplo, a música pode ajudar a “distrair” e a diminuir a sensação de esforço e de cansaço”, explica o profissional.

Muitos benefícios. Além de divertida, a música também ajuda em tarefas que exigem mais foco e concentração. Não é à toa que muitas pessoas gostam de estudar ouvindo música ou gostam de ouvir música, até mesmo, durante o trabalho. No caso de atletas de alto rendimento, Pedro explica que ela pode ser utilizada dentro de uma rotina mental pré-competitiva, para o aumento da ativação, do foco e da atenção, além da concentração para ter um melhor desempenho durante a prova.

Do mesmo modo, a música, quando mais suave, ajuda a “desligar” um pouco a mente. É nessas horas que algumas pessoas associam um ritmo mais meditativo à indução do sono, por exemplo. Em relação à atividade física, existem práticas que também combinam bastante com esse estilo musical mais relaxante.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por