SAÚDE

Alimentos funcionais ajudam a prevenir doenças

Durante o 2º Encontro de Nutrição da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, foram discutidos vários temas sobre alimentação

Publicado em 01/09/2009 às 10:42Atualizado em 20/12/2022 às 10:49
Compartilhar

A comemoração do Dia do Nutricionista, 31 de agosto, aconteceu durante o 2º Encontro de Nutrição da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. O evento reuniu em Uberaba professores, alunos e profissionais da área, que debateram as mais recentes propostas para promover a saúde e o bem-estar de crianças, adultos e idosos através de alimentação preventiva.De acordo com a presidente da comissão organizadora do encontro, Estefânia Maria Soares Pereira, professora de Educação Nutricional da UFTM, o evento é um marco importante para a valorização da saúde.

A professora doutora Grazieli Benedetti Pascoal, da Universidade Federal de Uberlândia, abordou as mais atuais pesquisas sobre alimentos e de como aproveitar suas funções no organismo. Grazieli explicou como os alimentos chamados funcionais podem ajudar na prevenção de uma série de doenças, entre as quais problemas de coração, colesterol, câncer de mama e de próstata, que são os mais importantes. Novas propostas da avaliação nutricional em busca de uma abordagem mais eficaz para a promoção da saúde da criança, do adulto e do idoso também foram tema do encontro.

Para a professora Estefânia, é importante rever a avaliação da composição corporal. De acordo com estudos, a avaliação do MC, que é a Massa Corporal de cada indivíduo, segue parâmetros americanos e europeus, mas é confirmado que o corpo do brasileiro é bem diferente. “A nova proposta é avaliar e diagnosticar de outra forma a obesidade e a magreza, buscando o padrão de massa corporal dos brasileiros, o que facilita o diagnóstico correto durante a avaliação”.

A palestra Utensílios Domésticos e Interferências Nutricionais abordou questões simples, mostrando como os utensílios — panelas e colheres, por exemplo — podem trazer benefícios à saúde durante o preparo dos alimentos. “Hoje é provado cientificamente que cozinhar alimentos em panelas de ferro pode ajudar o organismo a absorver essa substância”. Da mesma forma, cuidados na limpeza e com certos utensílios também são importantes. Deve ser proibido cozinhar qualquer coisa em panelas de cobre, pois elas soltam substâncias altamente tóxicas. Elas, realmente, têm muito níquel, o que pode trazer uma série de transtornos. Não se pode arear utensílios de alumínio por dentro, pois eles liberam substâncias que se depositam no sistema neurológico e outros; principalmente para quem tem transtorno renal, é ruim”, completa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por