Os alimentos ricos em colesterol, conforme a especialista, são alimentos de origem animal, como carnes vermelhas
Foto/Agência Brasil
Os alimentos ricos em colesterol, conforme a especialista, são alimentos de origem animal, como carnes vermelhas
A endocrinologista Fernanda Oliveira Magalhães afirma que os alimentos ricos em fibras podem aumentar um pouco o HDL. Segundo ela, um estudo recente mostrou que o colesterol alimentar exerce pouca influência na mortalidade cardiovascular.
“No estudo foi demonstrada linearidade entre o consumo de colesterol alimentar e a concentração plasmática de LDL colesterol, portanto, quando mais se ingere alimentos ricos em colesterol maior o LDL colesterol. No entanto, hoje não existe um valor de corte para o consumo de colesterol, lembrando que boa parte dos indivíduos que tem o colesterol aumentado, na verdade, possui uma doença genética que aumenta a produção dele no organismo”, pondera.
Os alimentos ricos em colesterol, conforme a especialista, são aqueles de origem animal como carnes vermelhas e ovos.
Entram na lista de alimentos que aumentam o colesterol ruim, o peixe frito, carne à milanesa, batata frita, salsicha, salaminho, bacon, banha de porco, chocolate, bebidas achocolatadas, biscoitos e tortas industrializadas, leite integral, leite condensado, queijos amarelos, creme de leite, receitas com creme de leite, sorvete e pudim.