Com a chegada do verão, sucos estão entre as alternativas para solucionar o problema do calor. Sucos de frutas são uma ótima ...
Com a chegada do verão, sucos estão entre as alternativas para solucionar o problema do calor. Sucos de frutas são uma ótima pedida até para a reposição de nutrientes e complementar a alimentação, mas é preciso ter cuidado na hora de comprar polpas ou sucos industrializados.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de proibir, temporariamente, a comercialização de dois produtos que apresentaram resultados insatisfatórios nas análises feitas à procura de resíduos e pesticidas e no julgamento do rótulo da embalagem.
A medida cautelar foi publicada no Diário Oficial da União, de terça-feira, 7. De acordo com o site oficial da Anvisa, o lote Q do produto Polpa de Morango da marca Mais Fruta, fabricado em 9/2009 e válido até 9/2011, produzido pela empresa Mais Fruta Indústria e Comércio, apresentou resultados negativos na análise das exigências.
Já o lote 1 do produto Polpa de Morango, marca IceFruit, produzido pela empresa IceFruit Comércio de Alimentos, de Tatuí, São Paulo (SP), fabricado em 8/4/2010 e válido por 24 meses, apresentou resultado insatisfatório nos ensaios de análise de resíduos de pesticidas.
A suspensão de produtos é uma medida válida por 90 dias após a publicação no Diário Oficial da União.
A recomendação dos órgãos de saúde é que, durante esse período, os lotes dos produtos interditados não podem ser comercializados nem consumidos.
As pessoas que já tiverem adquirido algum produto dos lotes referidos devem interromper o consumo até que sejam feitos novos exames e o produto esteja novamente dentro das normas exigidas à manutenção da saúde. Enquanto isso, a sugestão de nutricionistas é preferir sucos feitos da própria fruta e consumidos imediatamente após o preparo.