SAÚDE

Anvisa passa a observar emagrecedores e proíbe comércio e uso

Para a gastroenterologista Jussara Gonçalves, as proibições são um exagero já que têm deixado as pessoas sem opções de tratamento ...

Publicado em 14/04/2011 às 10:52Atualizado em 20/12/2022 às 00:49
Compartilhar

Em 2010, a Anvisa passou a observar emagrecedores que contêm sibutramina e anorexígenos anfetamínicos com mais rigor. O intuito seria reduzir riscos à saúde, já que esses medicamentos atuam diretamente no funcionamento do sistema nervoso. Agora, o órgão proibiu a fabricação, importação, distribuição, o comércio e uso do produto dietrine.

De acordo com a Anvisa, o medicamento, em todas as suas denominações, como Dietrine Phaseolamin, Dietrine Fimbriata, entre outras, é fabricado e importado por empresas desconhecidas e que não têm registro. O dietrine é um suplemento para perda de peso, que reduz a digestão de calorias.

Para a gastroenterologista Jussara Gonçalves, as proibições são um exagero já que têm deixado as pessoas sem opções de tratamento da obesidade mórbida. “As anfetaminas provocam efeitos colaterais e mexem com o emocional do usuário, provocando depressão e casos de suicídio. É preciso que esses remédios sejam prescritos apenas para pessoas que realmente têm dificuldade grave para emagrecer, mas precisa perder peso porque possui obesidade mórbida e doenças relacionadas, como hipertensão e diabetes, para tratamento das quais o método da dieta com reeducação alimentar não adianta mais. O que acontece é que, hoje em dia, o uso desses medicamentos é indiscriminado”, alerta. E foi justamente isso que provocou as proibições.

Medicamentos à base de anorexígenos anfetamínicos não podem ser ingeridos por hipertensos, obesos que já enfartaram ou possuem problemas de coração e por portadores de depressão

crônica. “A sibutramina é um bom remédio e não causa dependência, mas apresenta efeitos colaterais em algumas pessoas. Não serve para pessoas quem estão 5 ou 10 quilos acima do peso.

O fundamental é ponderar a indicação, entretanto há pessoas que realmente precisam da ajuda da sibutramina”, orienta Jussara.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por