SAÚDE

Anvisa passa a observar emagrecedores e proíbe comércio e uso

Para a gastroenterologista Jussara Gonçalves, as proibições são um exagero já que têm deixado as pessoas sem opções de tratamento ...

Publicado em 14/04/2011 às 10:52Atualizado em 20/12/2022 às 00:49
Compartilhar

Em 2010, a Anvisa passou a observar emagrecedores que contêm sibutramina e anorexígenos anfetamínicos com mais rigor. O intuito seria reduzir riscos à saúde, já que esses medicamentos atuam diretamente no funcionamento do sistema nervoso. Agora, o órgão proibiu a fabricação, importação, distribuição, o comércio e uso do produto dietrine.

De acordo com a Anvisa, o medicamento, em todas as suas denominações, como Dietrine Phaseolamin, Dietrine Fimbriata, entre outras, é fabricado e importado por empresas desconhecidas e que não têm registro. O dietrine é um suplemento para perda de peso, que reduz a digestão de calorias.

Para a gastroenterologista Jussara Gonçalves, as proibições são um exagero já que têm deixado as pessoas sem opções de tratamento da obesidade mórbida. “As anfetaminas provocam efeitos colaterais e mexem com o emocional do usuário, provocando depressão e casos de suicídio. É preciso que esses remédios sejam prescritos apenas para pessoas que realmente têm dificuldade grave para emagrecer, mas precisa perder peso porque possui obesidade mórbida e doenças relacionadas, como hipertensão e diabetes, para tratamento das quais o método da dieta com reeducação alimentar não adianta mais. O que acontece é que, hoje em dia, o uso desses medicamentos é indiscriminado”, alerta. E foi justamente isso que provocou as proibições.

Medicamentos à base de anorexígenos anfetamínicos não podem ser ingeridos por hipertensos, obesos que já enfartaram ou possuem problemas de coração e por portadores de depressão

crônica. “A sibutramina é um bom remédio e não causa dependência, mas apresenta efeitos colaterais em algumas pessoas. Não serve para pessoas quem estão 5 ou 10 quilos acima do peso.

O fundamental é ponderar a indicação, entretanto há pessoas que realmente precisam da ajuda da sibutramina”, orienta Jussara.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por