No Brasil o app funciona como monitoramento de fertilidade e não há informações sobre possível regularização pela Anvisa
Foto/ilustrativa
Aplicativo de controle de natalidade foi aprovado pela Agência Federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (FDA). O Natural Cycles é um método contraceptivo que auxilia a mulher a manter um diário de fertilidade.
O programa também foi o primeiro app anticoncepcional aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos. No Brasil, o aplicativo funciona apenas como monitoramento de fertilidade e ainda não há informações sobre uma possível regularização pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O Natural Cycles funciona da seguinte forma: como a temperatura corporal da mulher aumenta durante a ovulação, o app pede que as mulheres que usem um termômetro basal (mais sensível que um termômetro comum) para manter um registro diário de sua temperatura. Esta informação é usada para marcar os dias férteis. Dessa maneira, elas podem evitar ter relações sexuais nestas datas.
Os métodos contraceptivos funcionam, basicamente, em dois modos: o primeiro é o “uso perfeito”, no qual as mulheres seguem uma rotina disciplinada, e o segundo é o “uso real”, que leva em consideração erros e esquecimentos, por exemplo.
De acordo com a FDA, um ensaio clínico descobriu que a Natural Cycles é cerca de 98% eficaz com “uso perfeito” e 92,5% efetivo com o “uso real”.
Pesquisadores alertam que a decisão de aprovar o Natural Cycles nos EUA como único método contraceptivo pode ser uma escolha arriscada. Um estudo da revista científica Obstetrics and Gynecology descobriu que, de 53 aplicativos de rastreamento de fertilidade, apenas quatro poderiam prever o período fértil de uma mulher com alto grau de precisão.
Especialistas em fertilidade argumentaram que confiar na temperatura basal do corpo é uma medida muito simplória para rastrear a ovulação.