SAÚDE

Áreas arborizadas podem reforçar a saúde mental, segundo estudo

A pesquisa analisou os dados colhidos em estudos anteriores e feitos com mais de 1,2 mil pessoas com diferentes perfis no Reino ...

Publicado em 29/11/2010 às 10:35Atualizado em 20/12/2022 às 02:59
Compartilhar

Os resultados da pesquisa apontam que apenas cinco minutos diários em áreas arborizadas trazem grande sensação de bem-estar, o que pode melhorar se esse tempo for utilizado para a prática de exercícios físicos. Segundo os autores do estudo, Jules Pretty e Jo Barton, até agora não havia resultados quantitativos do quanto esse tipo de ambiente influenciava os benefícios para a saúde, dizem.

A pesquisa analisou os dados colhidos em estudos anteriores e feitos com mais de 1,2 mil pessoas com diferentes perfis no Reino Unido. Os pesquisadores analisaram atividades físicas como caminhar, fazer jardinagem, andar de bicicleta, pescar, entre outras. E os dados mais positivos observados foram em jovens e pessoas com algum tipo de transtorno mental. De acordo com os pesquisadores, em apenas cinco minutos de atividades ou exercícios físicos já era possível observar uma mudança bastante positiva na autoestima destas pessoas.

“Sabendo que melhoras pontuais na saúde mental também têm efeito protetivo sobre a saúde física, acreditamos que os indivíduos e a sociedade de uma forma geral, podem ser beneficiados amplamente por programas de exercícios em áreas verdes”, diz Barton. “Políticas públicas que observassem os benefícios de mais áreas verdes, como parques e praças, poderiam até mesmo refletir em benefícios econômicos”, completa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por