No dia 12, o Jornal da Manhã noticiou a superlotação do Hospital da Criança devido ao aumento das alergias respiratórias, comuns nesta época do ano, e ao alerta da diretora Ana Paula Bossi quanto ao desvio de função do hospital infantil destinado ao atendimento de média complexidade, mas que passou a atender como ambulatório. Embora na visão da diretora o aumento de pacientes tenha chegado a 100%, o mesmo não tem sido verificado nas Unidades Básicas nos bairros, segundo levantamento parcial da Secretaria Municipal de Saúde.
De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Básica do município, Elaine Teles Vilela Teodoro, houve um aumento importante na procura por atendimento e nebulização para crianças e idosos no mês de abril, mas os uberabenses estão buscando mais o pronto atendimento. “Sempre relacionada a alergias respiratórias, percebeu-se o percentual de crescimento de 10% na procura em algumas unidades e em torno de 25% em outras. Não sabemos explicar se realmente essa demanda se deve apenas às mudanças climáticas, com período chuvoso prolongado, mas o que foi identificado são muitos pacientes procurando atendimento para tosse, dor de garganta, sinusite, peito cheio e afins, o que reflete também as alergias”.
A diretora alerta que existe uma cultura entre a população brasileira de procurar unidades de pronto socorro, especialmente hospitais de referência, como o Hospital da Criança, por acreditar que o atendimento será mais rápido. Ela destaca que a porta de entrada da saúde é a atenção primária, unidade que a população deve procurar antes que o problema de saúde se torne mais grave ou mesmo como medida preventiva da saúde. “Pedimos à população que procure sempre o atendimento mais próximo de sua residência, já que as unidades de pronto atendimento e hospitais devem ser destinados aos atendimentos de urgência”. Segundo Elaine, casos mais simples, como o de uma alergia, podem ser resolvidos mais perto de casa, com o médico da unidade básica de bairro, sem que a população tenha de buscar o serviço especializado em outras partes da cidade.