SAÚDE

Autoexame é a melhor forma de prevenir

Em frente a um espelho, com os braços levantados, examine seu corpo de frente e de costas, assim como dos lados

Publicado em 25/11/2010 às 10:27Atualizado em 20/12/2022 às 03:02
Compartilhar

Em frente a um espelho, com os braços levantados, examine seu corpo de frente e de costas, assim como dos lados. Dobre cotovelos, joelhos e observe as mãos, braços e axilas. Não se esqueça de examinar também a planta dos pés, entre os dedos e o couro cabeludo, pescoço e orelhas. Ao perceber manchas que coçam, ardem, escamam ou sagram, pintas que mudam de tamanho, forma ou cor, feridas que não cicatrizam em quatro semanas ou mudança na textura ou odor da pele, é fundamental procurar um dermatologista, pois podem ser sinais de câncer de pele.

Exposição sem proteção. O levantamento das edições anteriores da campanha, entre 1999 e 2009, revela que uma das causas para o índice elevado da doença está no comportamento da maioria dos brasileiros: 66,3% se expõem ao sol, sem qualquer tipo de proteção.

De acordo com a coordenadora nacional da campanha, a dermatologista Selma Cernea, o mais eficaz é adotar medidas de prevenção, desde a infância, incluindo não só o filtro solar como também o uso de chapéus, óculos e roupas adequadas para reduzir os efeitos da radiação solar, principalmente no horário de maior incidência dos raios UVB, que é das 10h às 15h. A proteção é indispensável em qualquer lugar e em qualquer situação de exposição ao sol, como atividades profissionais ao ar livre.

A SBD verificou que a incidência de câncer de pele é maior em homens (61,6%) do que em mulheres (38,4%), em pessoas de pele clara (63%) e na faixa etária de 55 a 65 anos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por