Está em busca de alternativas para aliviar as tensões do ano que passou e começar um novo ciclo com energias renovadas? A bambuterapia é uma opção de conduta terapêutica nos tratamentos de celulite, flacidez e gordura localizada, ajudando na perda de medidas. Ao mesmo tempo, produz efeitos relaxantes, tonificantes e energéticos.
A fisioterapeuta Mariana Borges Teixeira explica que a massagem feita com bambu atua em todas as partes do corpo, aliviando tensões musculares, melhorando a circulação sanguínea, promovendo a desintoxicação, regeneração e revitalização da pele e do organismo. O bambu funciona como uma extensão dos dedos, promovendo o relaxamento do corpo e da mente.
Apesar de o bambu ser facilmente encontrado em regiões da China, a bambuterapia não é oriental. Originada na França, a especialista destaca que a técnica é uma conduta terapêutica no tratamento de celulite, da flacidez e da gordura localizada, comumente associada à drenagem linfática. Utilizados com diferentes tamanhos, os bambus são escolhidos de acordo com a parte do corpo que se pretende atingir, aumentando o alcance dos toques.
“A massagem em direções e de formas específicas relaxa o corpo, reduzindo a tensão. Além disso, deixa a pele mais flexível e promove a limpeza de toxinas, oferecendo uma higienização profunda da pele e do organismo, uma vez que dilata vasos sanguíneos, estimulando a diurese – eliminação natural de toxinas filtradas pelos rins – e a sudorese”, destaca Mariana.
São muitos os benefícios físicos e mentais oferecidos pela terapia, mas a fisioterapeuta alerta que a técnica não dispensa outras práticas para a manutenção de um corpo saudável e bonito para 2011. “A bambuterapia é eficaz, mas é necessário que o praticante siga orientações básicas para atingir o resultado que a terapia oferece, como ingerir bastante água, fazer exercícios físicos, reduzir a ingestão de sal e ter alimentação equilibrada”, afirma a especialista.
Como funciona. Uma sessão dura em média uma hora e é recomendável que sejam feitas de duas a três por semana. Começando pelo rosto, o procedimento faz massagens regulares e sempre no mesmo ritmo, seguindo pelo abdômen e pela parte frontal das pernas, passando pelas costas e parte posterior das pernas e pés.
De acordo com a fisioterapeuta, não há contraindicação para esse tipo de terapia e após dez sessões já é possível notar os resultados.