Banco de Leite Humano de Uberaba está à procura de doadoras. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde aproveitará a campanha nacional de amamentação para convocar mamães à doação de um pouco do seu leite para o serviço da rede municipal que atende bebês de risco por prematuridade extrema e/ou de baixo peso.
Segundo a Secretaria, de janeiro a junho deste ano, cerca de 200 crianças receberam leite por meio do banco. Isso significa que foram disponibilizados quase 250 litros do alimento, mas o estoque começou a baixar em julho e pode comprometer o atendimento. Atualmente, o banco conta com apenas
28 doadoras, cujo volume de leite vem diminuindo, o que já tem provocado dificuldades em manter o atendimento 100%. “Na última semana não foi possível atender todos os bebês e priorizamos os de maior risco. Pedimos que outras mães se sensibilizem para mantermos as doações”, alerta Maura Costa, coordenadora do Banco de Leite. De acordo com balanço da instituição, há apenas cerca de 10,46 litros em estoque, sendo necessários 12 litros por semana, em média, para suprir a necessidade.
Para ser doadora é importante não fazer uso de alguns medicamentos e as mães não podem fumar ou beber. Após o cadastro, é feita coleta de sangue para testagem de HIV, sífilis, hepatite e a presença dos vírus HTLV 1 e 2. A coleta das amostras é feita na residência da doadora e encaminhada ao laboratório. Se os resultados forem negativos, a mulher receberá um kit esterilizado e orientações sobre a coleta e o armazenamento do leite.
As interessadas em doar podem procurar o Centro de Atenção Integral à Mulher (Caism) para preencher ficha de cadastro. Outras informações pelos telefones 3314-6608 e 3332-0559. (TM)