De acordo com o sargento Emerson A. Ferreira, do Corpo de Bombeiros, devido à grande curiosidade e vontade de ...
De acordo com o sargento Emerson A. Ferreira, do Corpo de Bombeiros, devido à grande curiosidade e vontade de aprender a ligar aparelhos eletrônicos, crianças podem acabar encontrando oportunidades com os conhecidos tês, em que se ligam vários produtos eletrônicos em uma única tomada. Há aí o risco de queimaduras e choques, especialmente se estiverem com as mãos molhadas. Use protetores.
Na área de lazer, o cuidado deve se concentrar em churrasqueiras e piscinas. “Manter cuidado ao acender. Utilizar álcool, o que é muito comum, não é um procedimento recomendável, pois pode respingar e gerar queimaduras nos braços e roupas. Além disso, crianças nunca devem acompanhar o acendimento”, recomenda sargento Emerson.
Nesta época de calor é provável que as brincadeiras mais procuradas pelas crianças sejam aquelas que envolvam água. “Crianças adoram espuma, fazer bolas de sabão. Por isso, evite deixá-las sem supervisão. Guarde baldes, tampe tanques, pois esses recipientes facilitam afogamentos e a ingestão de água com sabão. Evite manusear máquina de lavar e aparelhos eletrônicos com as mãos molhadas”, orienta. O sargento lembra, ainda, que quem tem piscina em casa deve mantê-la fechada, com grades, lona ou outra proteção quando não estiver sendo utilizada.
Luzes de Natal. O bombeiro recomenda verificar a condição de sobrecarga de energia na casa antes de comprar as luzes de Natal. “Se ele for ficar exposto a sol e chuva, é conveniente buscar a análise de um eletricista, para ver se há necessidade de maior proteção e cuidados para manter a luz de Natal. Os modelos protegidos do tipo cordão são mais recomendados”, indica o sargento. Ele informa que é importante verificar as instruções das caixas de luzes e convocar um profissional em casos de instalações mais complexas.
Queimaduras. Acidentes graves e que também poderiam ser evitado com a atenção dos adultos são as queimaduras, principalmente por óleo de cozinha e álcool líquido. “Churrasqueira acesa em casa só com adulto por perto e ao acender evite usar álcool. Este não é procedimento recomendável, uma vez que pode causar queimaduras em braços, roupas e em crianças que estejam por perto”, alerta. Em caso de queimadura, o sargento orienta não colocar nenhum tipo de produto caseiro, como margarina, pasta dental ou outros, pois, além de intensificar a queimadura, pode piorar a situação ao ser retirado em atendimento especializado.
O aprendizado passa, ainda, por ensinar as crianças que, em caso de acidentes, o número de emergência 24 horas é 193 e que o trote pode prejudicar o salvamento de vidas. Mais informações pelo 3332-4433.