Pesquisadores responsáveis por estudo publicado no periódico Development and Psychopathology afirmam que passar algum tempo com os filhos é um dos principais fatores para proteger a saúde mental dessas crianças, a longo prazo. Ajudá-los com suas tarefas de escola ou ensiná-los alguma nova habilidade são ações que podem contribuir.
“A comunicação interpessoal e as habilidades sociais que as crianças aprendem em atividades saudáveis e orientadas por um adulto são imprescindíveis para o desenvolvimento psicológico desses pequenos indivíduos”, diz Mark Lenzenweger, pesquisador da Universidade de Binghamton, nos Estados Unidos.
A partir dessas atividades, explica Lenzenweger, as crianças desenvolvem seu sistema de conexão com o mundo e com as pessoas. Caso não desenvolvam essa ligação, podem ter transtornos de personalidades na idade adulta.
O pesquisador aponta também que os resultados da pesquisa são ainda mais relevantes em uma época em que a TV, o computador e os videogames são algumas das atividades que mais tomam o tempo livre das crianças. “Esse processo de aproximação com um adulto, sejam pais, cuidadores ou outro indivíduo como modelo de comportamento, ajuda as crianças a se desenvolverem de forma mais ampla do ponto de vista psicológico”, diz.
Os dados colhidos pela pesquisa vieram de um estudo de longa duração – acompanhando os indivíduos em diversas fases da vida –, que começou em 1991.