Pesquisas já confirmaram que o brócolis pode ser extremamente benéfico para a saúde e possui diversos nutrientes. Ele é rico em vitaminas C e A, folato, proteínas, cálcio, ferro, fibras etc. Além de ser nutritivo, o brócolis é um aliado potente na luta contra o câncer e pode ajudar a reduzir a incidência de diversos tipos da doença.
Até pouco tempo, não se sabia por que o brócolis (assim como outros vegetais crucíferos, como a couve-flor) tem esse potencial de prevenção contra o câncer. Um estudo recente, realizado na Universidade Georgetown (EUA), descobriu que um composto presente em vegetais crucíferos – o isotiocianato – bloqueia o gene p53, associado ao crescimento do câncer.
Os pesquisadores analisaram em laboratório os efeitos do isotiocianato no gene P53 em células cancerígenas de diversos tipos de câncer, como o de pulmão, mama e cólon.Os resultados mostraram que o isotiocianato tinha a capacidade de remover o gene p53 defectivo, deixando que apenas versões saudáveis desse gene permanecessem.
Se pesquisas futuras confirmarem esses resultados, a descoberta poderia abrir portas para novas terapias de tratamento e prevenção do câncer.
Nutrientes. Ao longo dos últimos 20 anos, diversos estudos revelaram que o índice de incidência do câncer do cólon, das mamas, do colo do útero, dos pulmões, da próstata, do esôfago, da laringe e da bexiga entre as pessoas que comem grandes quantidades de brócolis é significativamente reduzido.
O brócolis contém vitaminas e minerais essenciais em abundância. Uma xícara de brócolis cozido contém somente 40 calorias. Por outro lado, essa ação proporciona quase o dobro da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) de vitamina C e um terço a mais da RDA de vitamina A e de folato.
Além disso, uma xícara de brócolis contém 130 mg de cálcio, 1,2 mg de ferro e 5g de proteínas. Como essa quantidade de brócolis cozido também contém 2,5 g de fibras e de laxativos naturais, este legume é recomendado para prevenir prisão de ventre.