SAÚDE

Câncer de Próstata é o segundo maior em incidência da doença

A cada seis homens com idade acima de 50 anos, um tem câncer de próstata

Liana Marzinotto
Publicado em 02/03/2019 às 10:52Atualizado em 17/12/2022 às 18:40
Compartilhar

Foto/divulgação

O médico Luciano Cartafina e o cirurgião oncológico, Ivan Zarinello, duas gerações que fazem parte da equipe de urologia do HHA

O câncer de próstata é um tumor que atinge principalmente os homens acima de 60 anos e é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele Não Melanoma. O Brasil a cada ano se registra entre 70 a 120 mil novos casos para um universo de 99 milhões de homens, enquanto nos Estados Unidos são 169 mil novos casos/ano, numa população de aproximadamente 189 milhões de indivíduos. A cada seis homens com idade acima de 50 anos, um tem câncer de próstata. Parece alarmante, mas identificado no início, há grandes chances de cura, daí a importância do diagnóstico precoce.

O hospital oferece toda esta infraestrutura e tecnologia, sem custo e de forma igualitária a todos que buscam tratamento. “O departamento de urologia do hospital Hélio Angotti está entre os mais bem equipados, possui centro cirúrgico moderno, cirurgias através de laparoscopia, tudo que se precisa tem”. opina com satisfação o médico Luciano Pousa Cartafina. Ele compõe a equipe de urologia juntamente com os médicos Ivan Zarinello Ferezin e Rolf Carvalho Lara, responsáveis por mais de três mil atendimentos registrado em 2018, sendo 35% deste número na campanha Novembro Azul.

De acordo com o médico Luciano Cartafina, sua História com o hospital atingiu a maioridade, 18 anos de muito trabalho e acompanhamento da evolução tecnológica e aprendizados. As cirurgias atualmente são realizadas de forma convencional e por laparoscopia, procedimento este que tem as vantagens de menor incisão, menor trauma cirúrgico, menos perda de sangue e um pós-operatório de 24 a 36 horas. Pacientes não têm sintoma em maioria dos casos Foto/divulgação

Pelo menos 95% dos pacientes com câncer de próstata chegam ao consultório sem sintomas

O câncer de próstata, é praticamente assintomático, como informa o cirurgião Ivan Ferezin, esclarecendo que 95% dos pacientes chegam ao consultório sem sintomas.

“É como uma semente dentro de uma laranja”, ressalta o cirurgião. Alguns sintomas podem ser percebidos pela dificuldade de urinar com sensação de dor ou ardor, maior frequência, urina escura devido à presença de sangue que também pode ser percebida na ejaculação.

Os médicos são unanimes em dizer que a família é importante aliada para que os homens busquem o diagnóstico e tratamento. Os exames preventivos como o toque retal e do Antigeno Prostático específico- PSA são os mais indicados para os resultados e dependendo dos casos podem ser tratadas com cirurgias, radioterapia, quimioterapia e medicações, dependendo do estágio e de sua localização da doença. 

Segundo o médico Luciano Cartafina, existem drogas que conseguem uma redução em 30% dos tumores iniciais. De acordo com ele, “do mesmo jeito que vem o aumento da doença temos também a cura.” 

Para o cirurgião Ivan Ferezin em estágio avançado, as chances reduzem consideravelmente com sobrevida de cinco a 10 anos., mas em 90% dos casos há chance de cura quando detectados na fase inicial, onde os exames preventivos anuais são importantes no combate à doença. A prevenção ainda é o melhor e mais seguro meio de prevenir a doença. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por