O Ministério da Saúde deu início à segunda fase da campanha de prevenção à Aids. Antes do carnaval, o apelo era para o uso de preservativos. Agora, a pasta convoca todos para a realização do teste de detecção do HIV. Em Uberaba, a Central de Testagem e Aconselhamento (CTA) não terá ações especiais, mas os testes estão sendo feitos no serviço.
De acordo com a coordenadora do CTA, Maria Clara Afonso, o trabalho de rastreamento de doenças e orientação da população continua ocorrendo normalmente tanto antes do carnaval como após o evento. “Mas a procura por orientação realmente aumentou logo após o carnaval. Acredito que principalmente as campanhas realizadas neste período chamaram a atenção da população quanto à prevenção contra HIV e outras DST’s”, revela.
A coordenadora destaca que o serviço, que funciona na rua Marechal Deodoro, nº 32, está aberto para receber a população que esteja com dúvidas ou deseja realizar o teste de sorologia. Atualmente, o CTA realiza testes para detecção de sífilis, hepatite B e C e HIV. “Se houve uma situação de risco em que a pessoa deixou de usar o preservativo, já que nunca sabemos realmente o comportamento do parceiro, deve procurar fazer o exame rápido. Vamos respeitar o período de janela imunológico que é de dois a três meses para que o vírus HIV comece a ser reconhecido no organismo, mas além da orientação os exames para sífilis e hepatites B e C têm resultado imediato”, esclarece.
De acordo com o ministério, é preciso esperar no mínimo 30 dias a contar da última relação sexual sem preservativo para que o exame de HIV seja conclusivo. Segundo o Departamento de DST, Aids e hepatites virais, antes desse período, ainda não é possível detectar o HIV com clareza.