O início do ano é o momento ideal para começar a cuidar da saúde, fazendo um check-up. Ele é bem-vindo em qualquer época do ano, mas, para quem reclama da falta de tempo para fazer os exames, é bom aproveitar as férias para cuidar da saúde. O check-up pode perceber problemas silenciosos, como arritmia cardíaca, alteração no ritmo dos batimentos cardíacos, que pode ter várias causas e que possui vários tratamentos disponíveis. O controle da doença pode evitar casos inclusive de morte súbita, mal que chega a acometer cerca de 250 mil pessoas por ano em todo o Brasil.
Segundo o cardiologista do Instituto Uberabense de Cardiologia Invasiva (Iuci), Fernando De Martino, a partir dos 35 anos, toda pessoa deve fazer uma avaliação cardiológica anual. “É importante consultar um cardiologista, que fará aferição da pressão arterial e exames laboratoriais, como hemograma, colesterol, além de conferir as funções dos rins e fazer o teste ergométrico. Isso dará condições de observar como a pessoa se comporta durante a execução de uma atividade física”, explica.
Segundo o especialista, se o resultado da avaliação for normal em todos os exames, significa que a possibilidade de haver evento cardíaco ao longo do ano é menor que 0,5%. “Detectar a possibilidade de a pessoa sofrer de problema cardiológico, observando se possui algum parente na família que teve problema com pressão alta ou infarto, esta é a essência da avaliação”.
Precaução. O médico alerta para o risco que correm aqueles que prometem começar o ano frequentando uma academia para emagrecer, mas sem fazer uma avaliação médica de acordo com a atividade física que pretendem desempenhar. “As grandes academias já têm uma forma de avaliação própria, através de entrevista e, ao detectar alguma alteração, encaminham a pessoa a um profissional. O que não é aconselhável é uma pessoa começar de uma hora para outra a prática de determinada atividade física que não faz parte de seus hábitos ou fazia em outra idade, como jogar futebol”, afirma. Dobrou o peso corporal, tem outra resistência devido à idade e quer começar uma atividade física da forma correta?
A primeira recomendação é fazer uma avaliação
da saúde antes.
O objetivo, a princípio, é prevenir doenças, mas ele também tem a função primordial de identificá-las numa fase inicial, para que seja possível o processo de cura, a partir de um tratamento eficaz. Acima dos 40, é recomendável o exame de sangue oculto nas fezes, para rastreamento de câncer no intestino e, em particular para os homens, o de próstata.
A mulher deve fazer exames para prevenção do câncer de mama e de colo de útero.