Problemas como o escurecimento da pele na região dos cotovelos, joelhos, axilas e virilha que atingem várias pessoas, podem ganhar solução antes do próximo verão
Com a queda nas temperaturas que nos próximos dias pode chegar a mínimas de 13º, chega a hora de correr em busca dos tratamentos de pele. Entre as principais especialidades buscadas nesta época do ano está o clareamento de manchas.
Segundo a fisioterapeuta Raiane Fidelis, problemas como o escurecimento da pele na região dos cotovelos, joelhos, axilas e virilha que atingem várias pessoas, podem ganhar solução antes do próximo verão. “O escurecimento dessas áreas se deve ao atrito da pele com as roupas e o tratamento é feito com peeling químico, através da aplicação de ácidos, com o intuito de fazer clareamento da pele”, explica.
A especialista destaca que essa despigmentação acontece por meio da descamação da pele. Por isso, assim como a pessoa adquiriu a mancha ao longo de um tempo, o tratamento também necessita ser um pouco mais prolongado do que as pessoas gostariam, mas apresenta-se como terapia eficiente na solução das manchas.
Depilação. Inúmeras pessoas, tanto homens como mulheres, torcem o nariz quando o assunto é depilação, seja devido à dor ou pela necessidade de ter que se submeter ao procedimento frequentemente para manter o efeito. Além do desconforto na hora de encarar a cera, existem chances da pele ficar manchada, mas a fisioterapeuta destaca que é possível evitar esta situação. “A pessoa precisa ter o cuidado de não tomar sol na região depilada pelo menos nas 24 horas seguintes, sem nunca se esquecer de usar o protetor solar quando entrar em contato com os raios solares”, alerta Raiane.
Outra dica da fisioterapeuta para evitar as manchas é preparar a pele antes da depilação. “O ideal é que a pessoa faça uma limpeza profunda em casa, mesmo com sabonetes esfoliantes comprados em farmácia ou com receitas caseiras, como a de uma pasta utilizando mel e fubá, quando a depilação for na face. Já para a região do corpo, que é uma pele mais grossa, a indicação é o mel com açúcar cristal”, orienta.
A medida, segundo a especialista, evita manchas e até reações inflamatórias, conhecidas como foliculites, mas também os pelinhos encravados. Raiane explica, ainda, que dependendo da zona do corpo, é preciso procurar o melhor estilo de depilação, se com lâminas, cera ou cremes depilatórios. “No caso das virilhas, é preferível a cera ou os cremes depilatórios à lâmina, já que esta potencializa a irritação da pele. No entanto, a temperatura da cera deve ser observada. Para impedir queimaduras, ela não pode estar quente demais”, finaliza.